Resenha: Extraordinário

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Trouxe mais uma resenha literária para vocês sobre um livro simplesmente MARAVILHOSO. Hoje irei comentar um pouco com vocês sobre Extraordinário da autora R. J. Palacio.

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Para espalhar a mensagem de Extraordinário, Palacio iniciou uma campanha antibullying, da qual milhares de crianças já participaram.
Extraordinário irá falar sobre um menino, August Pullman, que nasceu com uma síndrome cujo deforma o rosto do indivíduo que a porta. Os pais de Auggie, querem que ele vá a escola e conviva com outras pessoas, mas inicialmente ele não aceita. Depois de pensar um pouco a respeito, ele aceita e um dia, ele vai a escola onde três estudantes mostram o local: Charlotte, Julian e Jack. Ele faz amizade com essas três crianças que irão ajudá-lo ao decorrer do ano na escola.
Lá, ele também irá contar com o apoio do Sr.Buzanfa, o diretor da escola que o ajuda em diversas situações e que se torna um amigo.

Não quero falar tanto da história em si porque acho legal você começar o livro sem saber tanto o que vai acontecer na vida do Auggie quando ele começa a ir a escola e conhecer pessoas novas.

Bem, eu gostei muito do jeito que os personagens são construídos, principalmente o Auggie e o Jack. Como falei anteriormente, Auggie é um garoto que não frequenta a escola e que não tem muitos amigos, as pessoas se afastam dele devido a sua aparência e do seu jeito. Em algumas partes do livro, mostra como o garoto sofria bullying tanto na escola como em lugares públicos e era chamado de nomes horríveis - "Garoto Rato", "Estranho", "Mostro".

Sobre o Jack, gostei da forma como ele é e o quanto evolui devido a convivência com o Auggie. Eles se tornam melhores amigos e passam por diversas situações juntos. Quando a mãe de Jack recebe um telefonema na sua casa pedindo para seu filho ir para a escola e dar as boas vindas ao Auggie, ele não aceita, mas depois que ele descobre que dois de seus amigos irão fazer o mesmo, ele aceita e conhece o August.

Esses são sem dúvidas meus personagens favoritos, mas também temos outros que evoluíram muito com o decorrer da história - Charlotte, Via (irmã do Auggie), a própria mãe do Auggie - e cada um tem uma participação simbólica na história. Julian, por exemplo, representa o valentão que faz bullying com o August.

Outra coisa que gostei bastante no livro foi que há o ponto de vista de cada pessoa que convive com o Auggie. Temos uma visão totalmente ampla do livro, vemos como as pessoas inicialmente reagem a sua presença - como quando Charlotte, Julian e Jack o conhecem - e também vemos como funciona a convivência. Podemos ter uma visão bem ampla de como é a rotina da casa, de como cada membro da família trata o Auggie.

Os capítulos são realmente extremamente curtos (o maior deve ter 5 páginas no máximo) e cada parte de cada ponto de vista começa com uma frase de algum livro ou até algum trecho de música. A escrita é muito leve e envolvente e você simplesmente devora esse livro.

Gostei bastante da edição, achei que a capa azul combinou com o desenho do Auggie e é uma capa que chama atenção. É uma das minhas capas favoritas!

Frases marcantes

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.  - Auggie.
Não se esforce muito para ser legal. Sempre dá para notar, e isso não é legal. - Amos Conti.
A sorte favorece os bravos. - Sr.Browne. 
Extraordinário é um livro maravilhoso que mostra que a aparência não é tudo na vida. Auggie é um menino que vive de uma maneira muito simples e que apesar de tudo que passa, continua levando uma vida normal.



Em minha opinião, esse livro deveria ser passado nas escolas para as pessoas pararem com o bullying, pararem de julgar os outros por causa da aparência. É um livro que deveria ser lido por todas as pessoas!

Informações adicionais:

Avaliação: 5/5
Editora: Intrínseca
Onde encontrar: Amazon Brasil, Saraiva, Submarino e Livraria Cultura

-Stephanie

0 comentários:

Postar um comentário