Resenha: The Sun Is Also A Star

Oi gente, tudo bem com vocês? No começo do mês, li um livro que eu havia comprado nas férias devido a algumas indicações de booktubers gringos. Fiquei muito feliz quando finalmente consegui comprar porque o preço estava um pouco alto e depois de tanta pesquisa, achei por um preço razoável na Saraiva. Li o livro bem rápido (considerando o tempo que eu levo pra ler livros em inglês) e eu simplesmente me apaixonei! É um livro encantador e com certeza, um dos meus favoritos.

Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?
O Sol Também é uma Estrela (The Sun is Also a Star, no original) conta a história de Natasha, uma imigrante que está para ser deportada dos Estados Unidos devido a seu visto de cidadã que é ilegal. Ela, seus pais e seu irmão mais novo, estão para ser deportados do país e a história se passa no último dia da família nos Estados Unidos. Natasha vai ao USCIS, uma espécie de instituição aos imigrantes para pedir uma última ajuda e por um atraso de minutos, dois universos se colidem.

Daniel é um garoto americano mas com descendência coreana (seus pais imigraram para os Estados Unidos quando eram mais novos). Ao contrário de Natasha, Daniel é um sonhador. Acha que existe um real motivo para todos estarmos aqui, acha que a vida tem um sentido e que Deus existe. Ele acredita no amor e adora poemas (tanto que tem o sonho de ser escritor) mas seus pais são coreanos tradicionais, então querem que Daniel seja médico.

O romance que surge entre os dois é lindo. Podemos ver como cada um consegue evoluir no final da história apenas com um dia que eles haviam se conhecido. É interessante ver o ponto de vista de uma pessoa que não acredita em fé, destino, Deus e outra totalmente sonhadora.

Uma das coisas mais legais do livro é que fala bastante sobre a cultura jamaicana (Natasha) e coreana (Daniel). Alguns capítulos do livro são dedicados propriamente a falar sobre coisas das duas culturas como roupas, religião, família etc. Outro ponto positivo são os pontos de vista que na maior parte do livro, é focado no ponto de vista da Natasha e do Daniel mas em alguns capítulos, eles mostram o ponto de vista de pessoas aleatórias, como a segurança do USCIS, o condutor de ônibus, a secretária de um prédio de advocacia, e também mostram o passado de alguns personagens secundários: o passado dos pais da Natasha, como os pais do Daniel vieram parar em Nova York.


Eu nunca havia lido nada da Nicola Yoon antes. Já havia ouvido falar em seu bestseller "Tudo e todas as coisas (Everything Every Thing)" mas nunca tive vontade de ler. Eu havia assistido uma resenha desse livro em um canal de uma booktuber americana e adorei a história. Levei um tempo para poder finalmente adquirir o exemplar e o li super rápido.

A escrita da autora é leve, rápida e super envolvente. Mesmo em algumas partes mais densas que falavam sobre a vida e outras reflexões, o vocabulário é simples. Se você sabe falar mais ou menos em inglês e tem uma boa base de vocabulário, eu recomendo que você leia o livro no original, porque acho que é mais divertido.

O ponto mais alto do livro são algumas partes reflexivas. Já li vários e vários livros que abordam também essa temática sobre o universo, "por quê estamos aqui?" etc mas nunca havia lido um livro que abordava tão bem estes assuntos.

Frases Marcantes

Humanos não são criaturas razoáveis. Ao invés de sermos guiados pela lógica, somos guiados pela emoção. O mundo seria um lugar mais feliz se o oposto fosse verdade. Por exemplo, por uma simples ligação, eu comecei a esperar por um milagre. Mas eu nem acredito em Deus. - Natasha.

A meia-vida de uma substância é o tempo que leva para que ela perca metade de seu valor inicial. Na física, é o tempo que leva para átomos instáveis perderem energia emitindo radiação. Na biologia se refere ao tempo que leva para eliminar metade de uma substância. Na química, é o tempo que leva para converter metade do reagente em produto. No amor, é a quantidade de tempo que leva para apaixonados sentirem metade do que eles já sentiram. Quando Natasha pensa no amor, é isso que ela pensa: nada dura para sempre. Assim como o hidrogênio, lítio ou boro que tem uma pequena meia-vida que no final se resume a nada. E quando se vai, é como se nunca tivesse estado ali.

Lembrando que o livro vai ser lançado em português e já está em pré-venda!

Recomendo esse livro a todos os fãs de YA ou também aos que não são fãs. É uma história muito linda que acho que deve ser lida por todos!

Até a próxima resenha ;)

Avaliação: 5/5
Autora: Nicola Yoon
Páginas: 344 (versão em inglês)
Onde encontrar (versão em inglês): Amazon Brasil, Saraiva, Submarino e Livraria Cultura
Onde encontrar (versão em português): Amazon Brasil, Saraiva, Submarino e Livraria Cultura

-Stephanie

0 comentários:

Postar um comentário