Resenha: Sombra e Ossos

Oi oi! Hoje vou falar de uma trilogia, mas especificamente do primeiro livro Sombra e Ossos. A Trilogia Grisha foi uma trilogia que eu descobri recentemente em um vídeo da Pam Gonçalves. Essa é uma das melhores trilogias que eu já li em toda a minha vida!!

Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
O que eu achei muito interessante do livro é que se passa na Rússia (eu particularmente nunca tinha lido um livro que se passava no país) e tem vários elementos da cultura russa como a comida, algumas roupas etc.

Gostei bastante da capa e acho que combinou bastante com o clima da história, até porque a imagem na capa é a Catedral de São Petersburg, na Rússia.

A construção dos personagens é incrível! Gostei muito do jeito que a Alina, a personagem principal, é descrita no livro. Não é nada daquela coisa de: ela é uma lady, pelo contrário, em muitas situações a Alina mostra ser a mais corajosa, a única que tem atitude!
Confesso que no começo eu não gostava muito do Maly, achava ele muito babaca e do tipo que só se importa com si próprio, mas depois ele muda totalmente.

Sobre o Darkling... NÃO SOU CAPAZ DE OPINAR!! Honestamente, ele é meu personagem favorito da série. Apesar de a autora construí-lo como o líder dos Grishas, como o todo poderoso, conhecemos seu lado humano (apesar de que... não vou continuar porque vai ser uma chuva de spoilers).

O livro está cheio de reviravoltas e já aviso, nada do que acontece, NADA, é previsível. Leigh Bardugo me fez totalmente de trouxa. Você começa o livro e já pensa: "ok, vai acontecer isso, isso e isso" aí a autora esfrega na sua cara que você estava totalmente errado.



No começo foi um pouco difícil, porque o livro está cheio de detalhes e é citado vários lugares. Mas quando você engata na leitura, você não consegue parar.

Recomendo esse livro a todos que são fãs de fantasia e recomendo para os que também não são. É uma história com uma temática totalmente diferente das outras trilogias ou sagas.

Informações adicionais:

Vídeo da Pam: (clique aqui)
Avaliação: 5/5
Editora: Gutenberg
Onde comprar: Amazon Brasil, Saraiva e Submarino

-Stephanie

2 comentários:

  1. heyyyyy!

    Sou mega suspeita, amo demais esse livro! Acontece que já li a trilogia, e caso você ainda não tenha lido toda, adianto, acho que você vai amar também! :D

    Beijos,


    PS: O Darkling é LOVE 4EVER! <3

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li a trilogia toda e eu simplesmente amei!! Não tem como odiar o Darkling independente de tudo o que ele fez. Aquele final, meu deus do céu!!!!! Nada a declarar. Beijos!!

      Excluir