Sugestão: Livros para ler nas férias

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Para aproveitar que estamos entrando em férias e na época das festas de fim de ano, decidi separar pra vocês algumas sugestões de livros para ler nas férias. Sempre tem aquele dia que você está totalmente no tédio e quer fazer alguma coisa, mas não sabe o que. Bem, os livros que vou indicar são livros únicos e que dá pra ler rapidinho.

1.A Mão Misteriosa

Não tinha como eu começar sem citar minha autora favorita, Agatha Christie. Se eu pudesse recomendava todos os livros dela aqui porque são maravilhosos!


A Mão Misteriosa conta a história  de Lymstock, uma pacata cidade no interior da Inglaterra e parece ser o lugar perfeito para Jerry Burton se recuperar de um acidente. Tudo o que ele precisa está lá: ar puro e a paz da vida rural. Mas a calma que paira no ambiente dá lugar à desconfiança quando cartas anônimas grosseiras e acusadoras começam a circular entre os habitantes. Os vizinhos passam a desconfiar uns dos outros, e Lymstock se torna um lugar sombrio. O clima de suspeita e terror cresce quando um dos destinatários comete suicídio. Por sorte Miss Marple está na região: ela parece ser a única pessoa capaz de resolver este mistério criado por Agatha Christie, que considerava A Mão Misteriosa um de seus melhores romances.
Acho uma ótima leitura para as férias porque é um livro com uma escrita rápida que flui bem e também porque a história é sensacional. Ela te prende de uma forma que você só consegue largar o livro depois que descobrir quem é o culpado. Dá pra ler em um dia porque tem um pouco mais de 200 páginas e como eu disse, o mistério é sensacional.

2.Eu, Você e a Garota que vai Morrer


Greg é um especialista na arte de passar despercebido na escola. Todos gostam dele, mas ninguém sabe realmente quem ele é (e esta é a sua grande estratégia para evitar o bullying dos colegas: se ninguém te conhece, como te considerariam um alvo?). Então ele mantém seu hobby, escrever e dirigir filmes com seu amigo Earl, em completo segredo.
E estes filmes? Bem, imagine apenas que ele usa o que tiver à mão para fazer as filmagens, e que o roteiro poderia ser esquecido numa gaveta em prol da humanidade. Greg se considera o pior diretor de filmes de todos os tempos, e provavelmente é. Até que sua mãe o obriga a visitar Rachel, uma adolescente diagnosticada com leucemia. E Greg não sabe o que dizer a ela. Porém enquanto a doença da garota avança rapidamente, ele e Earl têm uma ideia: fazer o melhor (e pior) filme do mundo em homenagem a Rachel. Um final feliz para Rachel antes que seja tarde demais...
Decidi colocar Eu, Você e a Garota que vai Morrer nestas indicações porque é um livro que me emocionou. Eu não cheguei a chorar nem nada até porque não consigo chorar em livros (podem me matar a vontade) mas algumas frases do Greg no início dos capítulos sobre a vida, me fizeram entrar em uma verdadeira crise existencial, como por exemplo, a frase do 1° capítulo "Como é possível existir num lugar tão bosta?".

Além disso, achei a capa maravilhosa, é uma das capas mais bonitas da minha estante. Pretendo reler e também pretendo fazer uma comparação entre o livro e o filme que foi lançado ano passado.

3.Os Treze Porquês


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Outro livro triste, mas envolvendo uma temática totalmente diferente de Eu, Você e a Garota que vai Morrer, Os Treze Porquês aborda uma temática voltada ao bullying e ao suicídio. A história é realmente muito triste e esse não é aquele tipo de livro que vai fazer você rir, porque literalmente, não tem nenhum momento que chega a dar uma descontraída mesmo com as irônias da Hannah. É um livro que te faz olhar as coisas de um outro jeito sabe? Quando você termina o livro, você fica meio sem reação.

Por mais que a história seja pesada, coloquei esse livro nas indicações porque é um livro que deveria ser lido por todos, que deveria ser cobrado nas escolas porque fala de assuntos que a sociedade muitas vezes finge que não acontece. Se você está procurando um livro um pouco mais reflexivo, essa é uma ótima sugestão.

4.Pax


Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.

Não tinha como eu deixar esse livo de fora, sério, porque é simplesmente maravilhoso!!! A história por mais que seja um pouco triste e te faça querer chorar tipo, no primeiro capítulo, é super divertida. Pax conta uma história de lealdade e amizade entre um menino, Peter, e sua raposa. O pai de Peter o obriga a abandonar Pax, porque ele está indo à guerra, e Peter se sente totalmente culpado por ter permitido isso, então ele junta suas coisas uma noite e sai de casa a procura de Pax.

Esse livro foi um dos poucos que quase me fizeram chorar, é realmente muito lindo a amizade entre Peter e Pax e podemos ver como é forte também. O livro também aborda algumas coisas sobre a guerra, e podemos notar como é a guerra aos olhos de uma criança e também da raposa que acha que a guerra é um tipo de uma doença contagiosa.


Pax também me conquistou porque os capítulos são alternados nos pontos de vista entre Peter e sua raposa e isso deixa a leitura ainda mais rápida.


Bem, essas são minhas 4 indicações de livros para ler nas férias. Se vocês gostarem, posso trazer indicações de séries e trilogias também.

Até a próxima resenha! ;)

-Stephanie

0 comentários:

Postar um comentário